Você também cheira livro?
Quando um leitor compra um livro, qual é a primeira coisa que ele faz?
Se você respondeu a essa pergunta, é porque também tem esse mesmo hábito!
Cheirar livros, não é?
Fique tranquilo/tranquila… eu também adoro o cheirinho dos livros e sempre faço isso!
Será que somos “normais”?
Parece que sim, e vou te explicar o porquê, segundo este artigo…
Antes de mais queria te dizer que – parece! – que esse hábito tenha um motivo.
Conforme publicado na revista GreenMe, o cheiro do livro, que tanto fascina todos os leitores, tem um motivo especial – a química!
Como em todos os aromas, as origens dos cheiros dos livros também podem ser rastreadas até chegar a vários componentes químicos, tanto que Andy Brunning, um cientista inglês, examinou os processos e compostos que podem contribuir para o cheirinho característico dos livros.
Sabe que, escrevendo esta frase, rememorei este delicioso aroma? Inconfundível e inesquecível, não é mesmo?
Ainda segundo Brunning, a maior parte do cheiro do livro novo pode ser atribuída a três fontes principais: o próprio papel – além dos produtos químicos usados em sua fabricação –, as tintas usadas e os adesivos usados para a encadernação dos próprios livros.
Será? Não sei te responder se é isso mesmo. Só sei que eu adoro aquele cheirinho!
Esse prazer perdeu-se, um pouco, com a proliferação cada vez maior das leituras digitais, contudo, o verdadeiro apaixonado por livros impressos nunca perderá esse prazer, ou hábito, tão especial quanto singular.
Será que isso também influi na escolha entre comprar um livro físico ou eletrônico? Provavelmente. E eu te respondo como leitora apaixonada por livros – influi sim, tudo influi, na verdade, pois o prazer de ter um livro em mãos, é simplesmente inexplicável, que pode ser compreendido apenas por quem ama de verdade os livros!
Você concorda comigo nisso também?